Combinação Monocromática A combinação de cores de roupas monocromática é aquela em que se usa diversas tonalidades dentro da mesma cor.
Cores complementares são aquelas que estão posicionadas em extremidades opostas do círculo cromático....Temos basicamente quatro combinações de cores complementares:
Talvez o mais fácil, na hora de combinar cores, é pensar em looks com cores complementares: ou seja, que estão em lados opostos do círculo cromático. Amarelo e azul são um bom exemplo disso, assim como o verde com rosa.
Um bom look monocromático é capaz de causar tanto impacto quanto uma estampa. As produções em uma só cor podem parecer fáceis de serem montadas, porém, algumas dicas são essenciais para garantir o sucesso delas. Ao contrário do pensado, estampas são bem-vindas e diferentes tons podem ser explorados na mesma roupa.
Ou seja, combinações monocromáticas são quando utilizamos uma única cor OU cores com variações de profundidade e/ ou intensidade de uma mesma cor, como a imagem destacada do post, com variações do tom rosa. As combinações monocromáticas por derivarem de uma mesma cor original, são combinações harmoniosas.
Assim, o vermelho é sempre oposto ao verde, amarelo ao violeta e azul para o laranja. Os tons que são opostos diretos na roda de cores são chamados cores complementares.
Desta maneira, a cor complementar do vermelho é o verde, a complementar do azul é o laranja e o roxo é complemento do amarelo.
Para os mais criativos e que buscam inspiração, uma ótima pedida é utilizar cores laranja, como o Papoula ou Tijolo, e combiná-las com tons de azul, como o Apatita. Outra dica é misturar as tonalidades primárias entre si, como Amarelo-bandeira, Azul-royal, Vermelho-amor ou o verde Samambaia.
Por ser considerada uma cor neutra, o rosé combina facilmente com tudo — desde as tonalidades mais intensas e chamativas, aos tons pastel. Você está em busca de um visual bem discreto para ir ao trabalho? Então, combine o tom com peças brancas e acessórios metalizados, sejam eles em prata ou dourado.