Visceral é um adjectivo que faz referência àquilo que pertence ou que é relativo às vísceras. ... O visceral aparece associado a uma reação emocional bastante intensa, que brota do mais profundo do interior da pessoa (daí esta denominação).
O amor visceral é possessivo, objetal e simbiótico. Não é um amor de dois respeitando autonomia de cada um. É um amor que visa tomar o outro inteiro e o tempo todo para si. Não é um amor que suportaria uma falta.
1 essencialmente, principalmente, sobretudo, basicamente, fundamentalmente, inerentemente, substancialmente intimamente, consubstancialmente, intimamente, umbilicalmente, proximamente, estreitamente, intrinsecamente, entranhadamente. De modo íntimo: 2 profundamente.
Vísceras são os órgãos internos do corpo que contêm espaço(s) que podem servir para digestão, respiração, armazenamento de excretas ou secreções, etc. Podem estar presentes no tórax, no abdômen e na pelve. Exemplos de tais órgãos são estômago, intestinos e bexiga.
A dor visceral é caracterizada por uma percepção subjetiva dolorosa localizada na região abdominal ou torácica, podendo ser referida em estruturas somáticas.
A palavra visceral significa dentro ou perto de órgãos vitais (as vísceras). Assim, estes são os órgãos profundos do organismo, como o estômago e os intestinos.
O QUE É A DOR VISCERAL? É resultado da ativação de nociceptores nas vísceras torácicas, abdominais ou pélvicas. Pode ocorrer quando órgãos internos são lesados /danificados devido a inflamação, distenção ou hipóxia.
Geralmente as vísceras têm receptores sensoriais exclusivos para dor (ANDRADE et al., 2008). A inervação visceral é mediada principalmente por fibras C, tendo proporção de 1:8 a 1:10, enquanto na pele a proporção é de 1:2. Sendo assim as vísceras tendem a transmitir o tipo crônico- persistente de dor (SOBRINHO, 2000).
Principais causas O acúmulo de gordura visceral pode acontecer principalmente devido a hábitos de vida poucos saudáveis, como sedentarismo e alimentação rica em gordura e açúcar.