CMEI, Centro Municipal de Educação Infantil no Brasil para crianças de 0 a 5 anos (substitui a Creche)
O CMEI segue o Planejamento da Secretaria Municipal de Educação, no qual estão estabelecidos os conteúdos para serem trabalhados nos bimestres. ... As professoras uma vez por semana dispõem de hora atividade para que possam preparar as atividades e o planejamento bimestral.
Art. 30 - A educação infantil será oferecida em: I - creche ou entidades equivalentes, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II - pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.
A Rede Municipal de Ensino tem, atualmente, 14 CEMEIs, escolas onde funcionam, em conjunto, um Centro de Educação Infantil (CEI), para a faixa etária de 0 a 3 anos, e uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), para as crianças na faixa etária de 4 e 5 anos. Os CEMEIs atendem hoje 5.642 alunos.
Creche serve pra atender crianças de 0 a 6 anos, no que diz respeito a educação e cuidados. Cuidados cada vez mais en- tendido como função da educação. ... A educação infantil tornou-se um dever do Estado e direito da criança, em- bora não obrigatória.
A creche é a primeira etapa da Educação Básica (Educação Infantil) que se caracteriza como uma instituição de ensino (público ou privado) que educa e cuida de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e ...
A creche pública é um espaço educacional mantida pelo Estado com o intuito de atender as crianças e auxiliar as famílias. ... Atualmente, a legislação defende que a educação é um dever a ser compartilhado entre a família e o Estado, como uma forma de garantir o desenvolvimento integral dos sujeitos.
No Brasil, ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, sendo obrigatória a partir dos quatro anos. Até os três anos, a criança deve ser matriculada em uma creche; entre quatro e cinco anos de idade, na pré-escola.
Por lei, a criança deve frequentar as aulas a partir dos 4 anos, mas para os especialistas, a partir dos 2 anos e meio já é possível matricular as crianças em uma escola.