Cidades sustentáveis são aquelas que alinham seus padrões de vida, produção e consumo com base em uma combinação entre aspectos econômicos e socioambientais. Em vez de promover um crescimento e consumo desordenados, adotam políticas públicas e ações que impactam positivamente a sustentabilidade.
O objetivo das cidades sustentáveis é exatamente a ideia de evitar o esgotamento do meio ambiente e garantir sua permanência para gerações futuras.
Projeto Fujisawa A cidade, que se chama Fujisawa, se reconstruiu depois de diversos desastres naturais. Hoje, conta com casas que são construídas com molas em suas estruturas. Dessa forma as paredes não entram em contato e evita-se a queda de muitas residências durante um terremoto.
Objetivo. O Programa João Pessoa Sustentável tem o objetivo de promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental da cidade por meio da redução das desigualdades, da modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal.
Algumas das características referentes às cidades sustentáveis são: a destinação correta e o reaproveitamento dos resíduos sólidos; o fornecimento de água com qualidade sem o esgotamento dos mananciais; reaproveitamento da água da chuva; investimento na utilização de fontes de energias renováveis; implantação de ...
Cidades sustentáveis e seu poder de transformar o mundo
Chamamos de cidade sustentável aquela que incorpora ações de sustentabilidade em seus serviços fundamentais, como segurança, transportes, educação, saúde, coleta de lixo, saneamento, energia, etc. As ações podem ser variadas, mas devem contribuir para o desenvolvimento ambiental e econômico da cidade.
Fujisawa, situada cerca de 50 km a oeste de Tóquio, foi construída em uma área de um antigo complexo de fabricas da Panasonic, junto com outras 8 empresas e funciona de forma inteligente e sustentável.
Em 2018, a cidade sustentável de Fujisawa começou a viver em sua plenitude a experiência de uma comunidade verde de mil casas planejadas segundo padrões totalmente amigáveis ao meio ambiente. Uma das metas mais ambiciosas do projeto é reduzir em 70% as emissões de carbono em relação aos níveis recordes de 1990.
Londrina (PR) Esse destaque se deve a dois motivos: a implantação da coleta seletiva na cidade desde 1996 e a inclusão de catadores no programa municipal, em 2001. ... Além disso, existem outras ações em Londrina voltadas para a educação que conseguem, de certa forma, promover uma conscientização da população.