Calcificações no fígado são achados , que isolados , são cicatrizes de processo inflamatórios do passado . Não há relação com o sintoma de cólicas ou atraso menstrual . Calcificações no fígado em geral são cicatriciais. Pode ser cicatriz desde de inflamações ou até causados por parasitas.
A calcificação no fígado pode ser um achado assintomático , e neste caso , não necessita de tratamento . Provavelmente é uma calcificação residual, ou seja , uma estrutura do fígado de se calcificou após algum processo inflamatório inespecífico . Por outro lado deve ser avaliado pelo seu médico de confiança .
Causas infecciosas/inflamatórias As lesões inflamatórias que suscitam reação granulomatosa do organismo são a causa mais comum de calcificações hepáticas(10), destacando-se a tuberculose e a histoplasmose(1,2).
DOENÇA – A calcificação cerebral é uma doença causada normalmente por alterações genéticas. Os sintomas variam e podem coincidir com os de Alzheimer, Parkinson, enxaqueca, esquizofrenia, depressão e transtorno bipolar. Por outro lado, há pessoas que possuem as lesões e podem passar décadas sem apresentar sintomas.
Introdução: A calcificação pulmonar metastática é complicação conhecida da insuficiência renal em fase terminal e de seu tratamento. É geralmente assintomática e tem evolução benigna, mas em alguns casos pode levar a insuficiência respiratória progressiva e óbito.
Logo, o Hepatologista é o médico que se dedica ao estudo, prevenção, diagnóstico e gestão das doenças que afetam o fígado, a vesícula biliar, a árvore biliar e o pâncreas.
significa algo cicatrizado sem relação com doença atual.
Os granulomas hepáticos são pequenos agrupamentos de células anormais que se formam quando determinados distúrbios estão presentes ou certos medicamentos são tomados. (Veja também Considerações gerais sobre tumores no fígado.)
Trata-se de um tumor benigno, também chamado de teratoma cístico maduro. Este cisto pode conter gordura, ossos, pêlos e cartilagem no seu interior. A imagem na ecografia pode variar de acordo com o seu conteúdo. A tomografia e a ressonância nuclear magnética podem mostrar a presença de gordura e calcificações.