Disciplina é o termo mais usado em todos os graus de ensino para se referir aos subjects (Português, Inglês, Matemática, História, etc.), sendo que cadeira se usa apenas na universidade, com o mesmo significado.
Nas faculdades públicas o aluno não precisa pagar para repetir a matéria, mas deve tomar cuidado para conseguir vaga na próxima turma. A dica é escolher um período no qual haja menor fluxo de alunos. Já nas faculdades privadas, o estudante precisa arcar com uma taxa para conseguir fazer a disciplina novamente.
Grade curricular são as disciplinas oferecidas ao longo da graduação. É importante investigar quais serão os temas e assuntos aprendidos para ter certeza de que aquela faculdade vai atender às suas expectativas.
As disciplinas são os conhecimentos específicos que se ensinam em cada cadeira de um estabelecimento escolar e que formam um plano de estudos. ... Embora o termo disciplina e cadeira sejam sinónimos no contexto educativo, o segundo é mais aplicado no Ensino Superior.
O crédito universitário funciona como um cartão de crédito: você estuda primeiro e paga depois. Nesse caso, é como se o cartão de crédito fosse a instituição privada ou pública: ela paga toda a mensalidade de seu curso e você parcela as mensalidades da sua faculdade.
Assim: obrigatórias: matérias exigidas para cumprir o curso; eletivas: conteúdo de outros cursos que pode ser escolhido pelo aluno para complementar a formação; optativas: temas relacionados à graduação que ajudam a completar a carga horária.
Para aproveitar as disciplinas cursadas em outra faculdade, o aluno deverá requerer no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), no prazo definido em Calendário Acadêmico, o aproveitamento de estudos de disciplinas cursadas em outra Instituição.
Nesse sentido, as disciplinas são áreas curriculares disciplinares ou, noutros termos, as fracções do conhecimento científico e dos estudos escolares. Embora o termo disciplina e cadeira sejam sinónimos no contexto educativo, o segundo é mais aplicado no Ensino Superior.