Se for polar, o flagelo pode ser monotríqueo, um único flagelo em um pólo, iofotríqueo, um tufo de flagelos na extremidade da célula, ou anfitríqueo, flagelos em ambas as extremidades da célula.
No caso de bactérias peritríquias, quando os flagelos giram no sentido anti-horário as células se movem para frente. Estes dobram seus ganchos e seus filamentos se agrupam, formando um feixe, que gira e propele a célula.
As bactérias são seres procariontes e unicelulares, isto é, são formadas por uma única célula, sem núcleo e com organelas ligadas à membrana. Elas podem viver isoladas ou reunidas em agrupamentos que possuem formas típicas e variam entre as espécies.
O flagelo pode ser considerado como sendo um nano-motor da célula bacteriana, o que dá mobilidade a célula bacteriana, além disto também é um sensor mecânico que detecta alterações no ambiente.
A principal característica dos seres procariontes, como as bactérias, é a ausência da carioteca, membrana nuclear que separa o DNA ou material genético do restante do conteúdo celular.
As bactérias são seres unicelulares e procariontes (sem membrana nuclear). Podem viver isoladamente ou formando colônias. Esses seres são caracterizados pela ausência de núcleo organizado e organelas membranosas em seu citoplasma.
Quanto à motilidade, a maioria das bactérias apresentam estruturas que são responsáveis pela sua translocação em superfícies, dentre elas pode-se destacar, o pili e os flagelos. São as principais estruturas responsáveis pela locomoção das bactérias.
Significado de atriquia. [Medicina] Carência de pêlos ou cabelos.
Bactérias são organismos unicelulares que não possuem núcleo definido nem organelas membranosas. Podem ser classificadas de acordo com o seu formato, sendo as formas mais comuns a esférica, a de bastão e a espiralada.
As bactérias são organismos unicelulares, sendo em média dez vezes menores do que uma célula eucarionte. Costumam possuir uma parede celular rígida que envolve externamente a membrana plasmática, constituída por uma trama de peptídeos (proteínas) interligados a polissacarídeos (açúcares).