Avenida é uma via urbana de grande relevância em uma cidade, às vezes constituída por duas vias, de forma a permitir grande circulação de veículos. Necessariamente precisa ser larga ou extensa, sendo que o critério normalmente utilizado para nomear uma via como avenida ou rua é sua importância relativa.
Rua é uma via de acesso público em uma área urbana cercada por casas, enquanto avenida é uma estrada maior que a rua, que tem diversas pistas para circulação de carros.
Enquanto o Dicionário Aurélio define a rua como uma "via pública paracirculação urbana, total ou parcialmente ladeada de casas" e a avenidacomo "via urbana mais larga do que a rua, em geral com diversas pistaspara circulação de veículos", cada município brasileiro tem autonomiapara nomear seus logradouros.
Já a palavra avenida vem do francês avenue, particípio passado de avenir "chegar", pelo espanhol avenida, do latim venire – designando aquela parte em que o rio vem mais amplo e mais impetuoso, refere-se atualmente à rua larga e muitas vezes com duas vias.
Já as vias rurais se distinguem tão somente pela existência ou não de pavimentação: as vias rurais pavimentadas são denominadas rodovias e as não pavimentadas são as estradas (entende-se pavimento como qualquer tipo de cobertura do solo, podendo ser o asfalto ou pedregulhos, por exemplo).
Ruas pavimentadas são estruturas viárias de grande importância para as cidades, independentemente de suas dimensões territoriais e demográficas. ... Não é à toa que muitas regiões sem ruas pavimentadas são desvalorizadas, afinal, essa condição impossibilita que a população como um todo desfrute de serviços básicos.
Bom, separamos algumas delas para que você conheça a beleza dessas avenidas.
O ato 663, de 10 de agOsto de 1934, da Municipalidade de São Paulo, dispõe sObre o que seja via pública: - "abrange esta locução tOdas as vias de uso público, qualquer que seja a sua classificação; ruas, tra- vessas, alamêdas, praças e estradas, desde que sejam oficialmente aceitas ou reconhecidas pela Municipalidade".
Ele vem do Árabe QABDA, "garra, gancho, pega".