Assim, a disciplina Análise Social tem como objetivo apresentar os subsídios teóricos produ- zidos pelas Ciências Sociais e, em especial, pela Sociologia, para a compreensão das interrela- ções entre a sociedade e o mundo empresarial e do trabalho.
A Sociologia faz diferentes análises e, para isso, usa diferentes métodos. Podemos apontar, por exemplo, alguns métodos quantitativos: pesquisas estatísticas, análise de dados massivos. Ou qualitativos: a observação e análise de determinada vila ou região, por exemplo.
Sua abordagem teórica e metodológica é denominada funcionalista. ... De sua teoria, podemos destacar a concepção de fato social. Para esse pensador, os fatos sociais são o objeto de estudo da Sociologia, são justamente as condutas de regras e normas (leis) coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade.
Procurar as origens dos valores historicamente invariantes, para melhor entender aquilo que vai mudando e as expectativas de transformação social que todos alimentamos. Ao fazê-lo podemos também reconhecer que é parte de processos de dissimulação a ideia de haver indivíduos e sociedades separados entre si.
Na Sociologia e nas Ciências Sociais, existem vários métodos e técnicas de pesquisa. ... Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa Em relação às suas abordagens, as pesquisas em Sociologia são divididas em pesquisas quantitativas e pesquisas qualitativas.
A pesquisa social é um método usado por cientistas e pesquisadores sociais para entender o comportamento das pessoas e sociedades.
Os métodos de análise sociológica da realidade social foram desenvolvidos por Durkheim em sua obra "As Regras do Método Sociológico". Apesar de ter se passado bastante tempo desde a escrita da sua obra, alguns pressupostos ainda prevalecem, por serem fundamentos metodológicos do estudo da sociedade.
Sociologia é a ciência que estuda a natureza, as causas e os efeitos das relações que se estabelecem entre os indivíduos organizados em sociedade. ... Alguns dizem que ela é uma ciência da sociedade, outros que o seu objeto é o estudo dos fenômenos sociais, das instituições, das relações humanas etc.
Uma teoria sociológica geral é pois uma teoria sobre propriedades gerais, universais, dos processos relacionais que ordenam o mundo social, em particular na era moderna. Numa teoria deste tipo a abstratização deve ser elevada em todos os planos: conceptual, metodológico e proposicional.