Significado de Senil adjetivo Referente ou próprio da velhice; que se refere aos velhos. ... Que sofre perturbações mentais grave: demência senil. Etimologia (origem da palavra senil). Do latim senilis.
Diferentemente da SENESCÊNCIA, o termo SENILIDADE abrange processos patológicos (doenças) "típicos da velhice" que podem acometer alguns indivíduos, como doença do coração, câncer, demências (por exemplo, a Doença de Alzheimer), depressão etc.
7 sinônimos de senil para 3 sentidos da palavra senil: 1 idoso. 2 gagá, esclerosado, caduco.
A população de idosos tem aumentado no Brasil, assim como a expectativa de vida do brasileiro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, idoso é todo indivíduo com 60 anos de idade ou mais. O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária, número que representa 13% da população do país.
Outra característica da senilidade pode ser percebida por meio de atitudes negativas relacionadas ao futuro, aos outros ou a si mesmo. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa é considerada idosa com idade igual ou superior a 65 anos para países desenvolvidos e, para países em desenvolvimento, 60 anos.
Quais os sintomas
A senescência é o reflexo de um envelhecimento normal como um processo progressivo de diminuição funcional. Por outro lado, na senilidade podemos observar o desenvolvimento de uma condição patológica ocasionada por estresse emocional, acidentes ou doenças.
O envelhecimento biológico pode ser fisiológico (senescência) ou patoló- gico (senilidade). O envelhecimento fisiológico pode ser subdividido em dois tipos: bem-sucedido e usual. No envelhecimento bem-sucedido, o organismo mantém todas as funções fisiológicas de forma robusta, seme- lhante à idade adulta.
Sinônimo de velhice