Um trem ou comboio é um transporte ferroviário que consiste num ou vários veículos (vagões ou carruagens), ligados entre si e capazes de se movimentarem sobre trilhos ou carris, para transportarem pessoas ou cargas de um lado para outro, seguindo uma rota previamente planeada.
A importância da velocidade e do movimento no poema O escritor retrata a viagem de um trem a vapor e não elétrico (repare nos versos "Voa fumaça", que discretamente revela essa condição mais arcaica do veículo). Os versos, pelo som, aludem a um trem desse gênero em movimento, contra os trilhos.
É esse trem que o poeta Manuel Bandeira descreve no poema Trem de Ferro, um clássico da cultura brasileira. ... Sua poesia é simples e direta, retrata características da cultura brasileira e a busca pela alegria de viver – Bandeira era tuberculoso e, portanto, lidava com a perspectiva constante da morte.
Na estrada de ferro, o trem — um conjunto de vagões com rodas engatados uns nos outros — viaja ao longo dos trilhos, que são duas barras de metal paralelas. As rodas dos vagões têm um sulco para mantê-las nos trilhos. Os trens da rede francesa TGV transportam passageiros dentro da França e entre países próximos.
A principal fonte de energia que move os trens é a energia elétrica, o que faz com que os trens se locomovam gerando menso impactos ambientais do que outros tipos de energia usados antigamente. Assim sendo, dentre os tipos de energia usados para movimentar trens antigamente pode - se citar: carvão e gasolina.
Durante as viagens, os vagões eram puxados por uma locomotiva movida a vapor, chamada de "maria-fumaça" por causa da nuvem que se formava quando ela estava em funcionamento. Para proteger a roupa dessa fuligem3, alguns passageiros usavam casacos bem compridos.
Virge Maria que foi isto maquinista? De cantar! Bandeira, Manuel 18.
Professor, os princípios como rima e cadência trabalhados nesta aula fazem parte do gênero textual poema. Peça aos alunos que formem grupos, pesquisem e apresentem uma obra semelhante ao poema Trem de ferro de Manuel Bandeira, cuja sonoridade e musicalidade possam ser exploradas como neste poema.
Verificado por especialistas. a) A voz que fala no poema é a do próprio trem de ferro.
Trens. Diesel. Dióxido de carbono (CO2).