Ouça em voz altaPausarTipos de textos. ... Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.
Ouça em voz altaPausarTexto literário é marcado pela função poética da linguagem. ... Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros.
Ouça em voz altaPausarPara escrever um bom texto ficcional é preciso que o escritor coloque em prática uma espécie de dialética da criação. Isso significa que o processo de escrita criativa deve se pautar por uma atitude inicial intuitiva e, depois, por uma postura criteriosa e crítica para a versão final.
Texto Literário:
Ouça em voz altaPausarA Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
Ouça em voz altaPausarEm resumo, o texto literário é destinado à expressão, com a realidade demonstrada de maneira poética, podendo haver subjetividade. O texto não literário, contudo, é marcado pelo retrato da realidade desnuda e crua.
Ouça em voz altaPausarSão características da linguagem literária, EXCETO: a) Variabilidade.
Ouça em voz altaPausarUm texto literário é uma construção textual de acordo com as normas da literatura, com objetivos e características próprias, como linguagem elaborada de forma a causar emoções no leitor. ... Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc.
Ouça em voz altaPausar1) Para que um texto seja literário: a) basta somente a correção gramatical; isto é, a expressão verbal segundo as leis lógicas ou naturais. b) deve prescindir daquilo que não tenha correspondência na realidade palpável e externa. c) deve fugir do inexato, daquilo que confunda a capacidade de compreensão do leitor.