Os tecidos naturais, considerados básicos e clássicos, podem ter três origens, a origem animal (lã e seda); a origem mineral (amianto); e a origem vegetal (algodão, juta, cânhamo, linho e sisal).
É denominado beneficiamento têxtil os processos executados nos tecidos pós tecelagem. Mediante tratamentos químicos ou mecânicos melhoram as caraterísticas físico-químicas do material têxtil. Classifica-se em três tipos: beneficiamento primário, beneficiamento secundário e beneficiamento terciário, ou acabamento final.
Leno ou giro-inglês – São tecidos em geral muito porosos e cujos fios de urdimento se entrelaçam com as tramas, e também com outros fios de urdimento. Tecidos jacquard – São tecidos simples ou compostos, que apresentam grandes desenhos obtidos pela diferença de ligamentos usados e/ou pelo uso de fios coloridos .
Beneficiamentos Primários Os beneficiamentos primários são os primeiros a serem aplicados à matéria têxtil,isto é, fibras soltas, fios ou tecidos. ... Mas, existem também ostratamentos a seco, beneficiamentos mecânicos cuja finalidade é a de eliminarsegmentos de fibras projetados na superfície do tecido.
Podem ser classificadas quanto a sua origem em: vegetal, animal e mineral.
A seda é uma fibra natural de origem animal constituída de um filamento proteico produzido por algumas espécies de animais, como por exemplo, o bicho da seda (Bombyx mori) quando faz o seu casulo.
Beneficiamento de tecidos significa, de uma maneira geral, todos os processos a que um tecido é submetido após o tear, e tem como finalidade melhorar as características visuais e de toque do material têxtil, além de poder dar algumas características específicas ao mesmo.
Acabamentos têxteis são processos físicos ou químicos que visam conferir aos produtos têxteis características próprias, tanto visuais quanto textura, além de melhorar sua estrutura dimensional. ... Este acabamento pode ser realizado por tratamento físico ou químico.
Diferença entre os tipos de tecido Ao ver ou tocar um tecido, mesmo a pessoa mais iniciante consegue identificar algumas características que o diferencia de um outro tecido. O peso, a textura, a flexibilidade, a temperatura que ele passa, se ele desliza ou é mais áspero.