Som semelhante ao da percussão de um tambor e que é audível, por exemplo, quando se faz a percussão digital de um abdómen com uma quantidade excessiva de ar ou gás na cavidade peritoneal ou nos intestinos.
Pode-se identificar quatro tipos de sons: timpânico, hipertimpânico, submaciço e maciço. A percussão sobre uma área sólida revela o som maciço; é o típico som obtido ao se percutir a região hepática. Esteja atento às alterações à percussão do abdome.
Exame do abdome normal ABDOME: plano, sem lesões de pele, cicatrizes, circulação colateral, retrações ou abaulamentos. Peristalse não identificável à inspeção. Ruídos hidroaéreos presentes nos quatros quadrantes (+/IV). Ausência de timpanismo difuso e macicez em flancos.
2.1. Avalie o tipo de abdome, cujas formas de apresentação mais frequentes são: abdome normal ou atípico, abdome globoso, abdome em ventre de batráquio, abdome em avental, abdome pendular ou abdome escavado.
O som timpânico é identificado quando percutimos estruturas repletas de ar, como o estômago e alças intestinais.
Podem-se diferenciar três tipos de sons: o maciço, o submaciço e o timpânico.
Palpação Técnica com as mãos em garra: à direita do paciente, voltado na direção de seus pés, palpando o abdome na linha do rebordo costal direito. Solicita-lhe que inspire profundamente, ao mesmo tempo em que pressiona a parede do abdome para dentro e para cima.
EXAME FÍSICO GERAL Pele: Presença de alterações: coloração ( normal, pálida, icterícia, cianótica, etc.), temperatura, turgor, umidade (seca, úmida), elasticidade, sensibilidade, máculas (manchas), pápulas, vesículas, nódulos, tubérculos, xantomas, petéquias, textura e lesões.