O sistema sexagesimal é um sistema de numeração de base 60, criado pela antiga civilização Assíria. Uma possível razão para o aparecimento deste sistema de numeração poderá residir no elevado número de divisores de 60 (1, 2, 3, 4, 5, 6, 10, 12, 15, 20, 30 e 60).
Minutos e segundos são unidades de medida usadas no sistema sexagesimal, criado pelos babilônios por volta de 1800 antes de Cristo. ... Os babilônios criaram o sistema porque 60 é divisível por diversos números como 2, 3, 4, 5, e 12, diminuindo o uso de frações, com as quais os antigos tinham dificuldade.
Foi a civilização suméria, em 2000 a. C., que criou o sistema numérico sexagesimal. ... Essa base sexagesimal deu origem a diversas unidades antigas, como a dúzia (12), submúltiplo de 60 (60 dividido por 5), que foi usada para dividir a parte clara e a parte escura do dia em 12 horas cada.
O sistema sexagesimal, também conhecido como sistema de numeração babilônico, necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para compor esses números eles usam a base 10 (utilizada no sistema de numeração decimal, o utilizado atualmente), para associar símbolos que correspondiam aos 60 "algarismos" necessários.
Para realizar uma contagem simples, a pessoa usava o próprio polegar e contava as 12 falanges dos quatro dedos. Veja no esquema. Depois, cada dedo da outra mão era usado para marcar a contagem de um grupo de 12 unidades (dúzia). Como são 5 dedos, contava-se 60 unidades, pois 5 × 12 = 60.
Entendemos como sistema de numeração os algarismos e a organização da sua representação. O nosso sistema de numeração atual possui 10 símbolos e é conhecido como sistema decimal posicional, ou seja, nele a posição dos algarismos é importante.
Sistema Sexagesimal (Base 60): Utilizado na subdivis˜ao da hora em 60 minutos, dos minutos em 60 segundos; e do grau dos ângulos em minutos e segundos. ... Sistema Binário (Base 2): Usado em computadores. Sistema Decimal (Base 10): O mais utilizado, originário do número de dedos das m˜aos.
egípcios Os egípcios foram um dos primeiros povos a criar um sistema de numeração. Os romanos também inventaram uma forma de contar as coisas, ou seja, o seu sistema de numeração, conhecidos como números romanos.
A divisão de horas em 60 minutos e do minuto em 60 segundos vem do Oriente Médio – da Babilônia e, antes disso, do Imperio Sumério. Kukula explica que essas civilizações gostavam de usar divisões em 60 partes. "Aparentemente, eles achavam que essa era uma boa forma de fracionar as coisas."
Cada grupo de 60 segundos forma 1 minuto. Cada grupo de 60 minutos forma 1 hora.