Software de código aberto (do inglês open source software ou OSS) é o software de computador com o seu código fonte disponibilizado e licenciado com uma licença de código aberto no qual o direito autoral fornece o direito de estudar, modificar e distribuir o software de graça para qualquer um e para qualquer finalidade ...
O código fechado ou software proprietário, como é conhecido pela Open Source Initiative, é todo software que tem o código fonte suprimido e/ou que faça alguma restrição com relação a manipulação do código fonte. Algumas pessoas determinam como closed source tudo aquilo que não é código aberto.
O código aberto, ou a definição em inglês conhecida mundialmente "open source", é um termo para nomear softwares que possuem os seus códigos disponíveis para download livre, ou seja, qualquer pessoa pode baixar e utilizar o código.
Em primeiro lugar, o software de código fechado são os distribuídos com uma licença e não pode ser modificado ou adaptado pelo usuário, como é o caso do IOS e do Windows. Por outro lado, o software de código aberto é o oposto, pois pode ser modificado pelo usuário e é distribuído gratuitamente.
O software de Código Aberto mais conhecido é o sistema operacional Linux. Seu núcleo, o kernel de mesmo nome, é modificado e se pode baixar em vários grupos de programas diferentes, chamadas distribuições. As mais populares são Debian (que inclui o Ubuntu), Fedora e openSUSE.
Lista de 30 programas código aberto para o Windows
Quais as diferenças entre código aberto e código fechado? ... No caso dos softwares open source, esse código é disponibilizado e pode inclusive ser copiado e alterado pelos usuários. Já os softwares proprietários — ou de código fechado — não permitem que o usuário acesse o código-fonte para modificá-lo.
Plataformas ou sistemas operacionais fechados são aqueles que permitem que você instale apenas os aplicativos que o fabricante do sistema disponibiliza em uma loja oficial e não permite outra forma de instalação livre.
Interface Gráfica é um conceito da forma de interação entre o usuário do computador e um programa por meio de uma tela ou representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc. ... A interface gráfica do Windows por exemplo, pode ser entendida como o conjunto da barra de tarefas com a área de trabalho e o menu Iniciar.
Um sistema operacional pode ser definido como um conjunto de programas especialmente feitos para a execução de várias tarefas, entre as quais servir de intermediário entre o utilizador e o computador. Um sistema operacional, tem também como função, gerir todos os periféricos de um computador.