Um sistema físico é um agregado de objetos ou entidades materiais entre cujas partes existe uma vinculação ou interação de tipo causal (ainda que não necessariamente determinista ou causal no sentido da Teoria da relatividade). Todos os sistemas físicos se caracterizam por: Ter uma localização no espaço-tempo.
Um sistema separa-se da sua vizinhança por uma fronteira. Um sistema juntamente com a sua vizinhança constitui o universo. Uma transferência de energia ocorre por interação entre sistemas, isto é, entre um sistema e a sua vizinhança. As trocas de energia podem ocorrer através de calor, radiação e trabalho.
Na física e nas ciências naturais, um sistema isolado é aquele que não troca matéria e nem energia com o ambiente externo, sendo delimitado por uma fronteira completamente restritiva à troca de matéria, à variação de volume, e à transferência de calor.
As grandezas termodinâmicas que mostram-se invariantes à escala do sistema termodinâmico são nomeadas grandezas intensivas. Exemplos são a pressão, a densidade e a temperatura. ... A grandeza conjugada do volume é a pressão; da entropia é a temperatura; do número de partículas é o potencial químico, e assim por diante.
Sistema é parte do universo físico que está sob investigação, parte fechada e bem definida. ... - Sistema isolado: não permite troca de energia e nem de matéria com o meio. Vizinhança é tudo aquilo que está ao redor do sistema em investigação. Fronteira é a área que limita o sistema.
Um sistema isolado não troca energia e não troca matéria com a vizinhança. De modo geral, os processos naturais são espontâneos e, portanto, não são quase-estáticos. ... Por outro lado, a energia se conserva e a entropia sempre aumenta nos processos irreversíveis que ocorrem num sistema isolado.
O recipiente onde o corpo é guardado e que a sua parte interna não realiza nenhuma troca de calor com o meio externo é denominado de recipiente termicamente isolado.