Em resumo, o Sindicato Laboral representa os trabalhadores em negociações coletivas, e também convenientes ao cumprimento de suas atividades laborais.
O sindicato pode ser definido como uma associação voluntária, de caráter permanente, destinada a defender os interesses de trabalhadores assalariados de uma mesma profissão ou de uma mesma indústria. As primeiras associações sindicais agrupavam geralmente trabalhadores de uma mesma profissão (sindicatos de ofício).
Sindicato Patronal ou de empregadores, é a entidade que busca fortalecer o setor econômico de interesse por meio de fornecedores e parceiros, criando condições favoráveis para uma cadeia produtiva manter-se operante.
O sindicato patronal é o intermediador nas decisões com o sindicato dos empregadores. O sindicato patronal que é o responsável por negociar com o sindicato dos empregados as convenções coletivas e dissídios coletivos. ... Entre elas, será possível discutir questões da categoria, sempre junto ao sindicato dos trabalhadores.
Resumidamente, o sindicato patronal é uma associação que defende e preza pelos interesses dos empregadores, tanto em termos econômicos, sociais e políticos quanto em questões profissionais.
O Sindicato Patronal tem um papel de extrema importância representando a sua categoria. Ele atua representando as empresas da categoria frente ao sindicato dos empregados, especialmente nas negociações coletivas, por meio de convenções e dissídios.
Os sindicatos são entidades civis que tem por função a representação legal dos interesses profissionais, sociais e políticos coletivos da categoria ou individuais dos trabalhadores, visando seu bem estar.
A Contribuição Sindical Patronal é uma forma de Contribuição Social prevista na Constituição Federal Brasileira e na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Através dela, o pagamento é atribuído aos empregadores em benefício das entidades de classe representativas de seus funcionários.