No casamento a intimidade corporal dos esposos se torna um sinal e um penhor de comunhão espiritual" (CIC nº 2360, 1993, p. 532), isto quer dizer que a atividade sexual no casamento cristão é penhor de comunhão espiritual. O casal que fica muito tempo sem motivo em coabitar, pode estar vivendo com sérios problemas.
As abordagens da doutrina da Igreja Católica sobre a sexualidade possuem sempre o mesmo pano de fundo: entendê-la como fator que afeta profundamente a identidade do ser humano e a ele conferem as características – biológicas, psicológicas e espirituais – que o fazem homem e mulher.
O Catecismo afirma também que a sexualidade "diz respeito particularmente à afetividade, à capacidade de amar e de procriar e, de uma maneira mais geral, à aptidão a criar vínculos de comunhão com os outros" (CIC n. 2332).
Significado de Penhor substantivo masculino Garantia; o que garante o cumprimento de um dever ou obrigação. ... Etimologia (origem da palavra penhor). Do latim pignus. oris.
Segundo os ensinamentos espirituais, a sexualidade é a força criadora natural da vida, que flui das fontes universais do Amor Divino. ... Vejamos a natureza de cada uma dessas forças. A força de atração. É a força responsável pela união dos elementos afins, para criação de novas manifestações dentro dos ciclos da vida.
Castidade significa pureza sexual. Para ser casta, a pessoa deve ser moralmente limpa em pensamentos, palavras e atos. Significa não ter nenhuma relação sexual antes do casamento. Também significa completa fidelidade entre marido e mulher no casamento.
Penhor é o bem oferecido ao credor pelo devedor como forma de garantia do cumprimento de uma dívida; ou seja: ela ocorre de forma voluntária. Penhora é o ato judicial de apreensão dos bens do devedor para que o pagamento da dívida assumida seja cumprido. Ou seja: ela é determinada pela justiça.