Primeiro, simulacro de arma de fogo é um objeto que parece uma arma, mas não é. Pode ser um brinquedo, uma arma de "chumbinho", uma arma de airsoft, ou qualquer outra coisa que aparente ser uma arma de verdade.
Simulacro é a imitação feita sobre algo ou alguém, uma representação imagética que engana por transmitir determinada coisa como real, sendo na realidade falsa ou incorreta. No âmbito da Filosofia, Jean Baudrillard (19) ficou conhecido por desenvolver a ideia do simulacro na sociedade contemporânea.
São representações constituídas pelo dizer. Um dos conceitos mais conhecidos de Gênese dos Discursos é o de "simulacro". Segundo o autor, um simulacro seria uma tradução depreciativa dos enunciados do Outro. O discurso-agente só consegue ler o discurso-paciente seguindo sua própria semântica global.
Significado de Simulacro substantivo masculino Imagem que imita uma coisa ou pessoa: simulacro de uma arma. Imitação; cópia defeituosa ou malfeita.
Art. 15. É vedada a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo, que com estas se possam confundir.
O projeto altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) para estabelecer como crime a conduta de possuir ou portar ilegalmente simulacro (imitação) ou réplica de arma de fogo. A pena prevista é de detenção de 6 meses a um ano, mais pagamento de multa.
O simulacro: a imagem destituída de semelhança (de essência), simulação da cópia, construída a partir da dessemelhança, uma espécie de imagem "esfumaçada" da segunda cópia, também chamada de cópia-fantasma.
A cópia é uma imagem dotada de semelhança, e o simulacro uma imagem sem semelhança (DELEUZE, 1974, p. 263).
Simulacros são cópias que representam elementos que nunca existiram ou que não possuem mais o seu equivalente na realidade. Simulação é a imitação de uma operação ou processo existente no mundo real.
O termo "simulacro" foi escolhido a partir das contribuições do filósofo francês Jean Baudrillard, que o compreende associado à ação de simular o que não se tem, ou o que não é (BAUDRILLARD, 1992). ... A festa que foi utilizada na produção dessa narrativa é justamente um exemplo de simulacro.