adjetivo Capaz de transcender, que transcende, ultrapassa ou excede, indo além do normal; transcendente. [Filosofia] Que pertence à razão pura, a priori, anteriormente a qualquer experiência, e que constitui uma condição prévia dessa experiência: segundo Kant, o espaço e o tempo são dois conceitos transcendentais.
Na teologia, diz-se que Deus é transcendente (em grego, hyperbekós) da Criação na medida em que Ele está acima dela e não é limitado por ela, não sendo limitado pelo espaço e pelo tempo como é o mundo natural e possuindo tal característica em relação ao seu atributo de infinitude. ...
1 transcendental, metafísico. Que está acima do normal: 2 superior, sublime, excelente: excelso, elevado, magnífico, melhor, maior, extraordinário, divino, nobre.
No acto originário de presença a si mesmo, o ser humano descobre-se es- truturalmente aberto ao todo da realidade. Esta abertura, de horizonte infinito, ao ser em geral é que se chama 'experiência transcendental'. O adjectivo usado nesta expressão tem um duplo significado.
1. Que excele em seu gênero; superior: espírito transcendente.
Metafísica é a área que estuda e tenta explicar as principais questões do pensamento filosófico, como a existência do ser, a causa e o sentido da realidade, e os aspectos ligados a natureza.
Na teologia e metafísica, sustenta que o divino ou Absoluto abrange ou se manifesta no mundo material, e imanentismo é o termo usado para se referir à noção de que Deus ou uma mente ou espírito abstrato pervade o mundo.
Deus imanente é aquele que pode ser encontrado dentro de sua criação. Quando supomos que Deus criou o mundo e se encontra presente nele, ele é imanente. Agora, se ele criou o mundo e está acima dele, e ele é superior a sua criação, o Deus é transcendente.
O contrário de transcendente é: 1. inerente, imanente, concreto, material, físico, elementar.
O transcendente é o que está além do conhecimento concreto e que não se baseia somente em dados e conclusões metódicas. ... Na filosofia é uma referência ao conhecimento ou estudo além do que é comum. Kant falava sobre a consciência transcendental, que relaciona o conhecimento com a observação empírica.