Diz-se dos animais que vivem em bandos, das plantas que crescem em grande número no mesmo lugar. 3. Próprio da massa, da multidão.
Os aumentos do dólar e quedas nas bolsas deixa claro o gregarismo dos humanos. A grei, segundo o Houaiss, rebanho de gado miúdo, o conjunto de súditos, a qualquer sintoma de incertezas, desce as profundezas do seu ser e, transforma-se em "manada".
O ser humano é um ser gregário. A falta de atributos físicos naturais forçou o homem a se juntar aos seus pares a fim de sobreviver. O que, em um primeiro momento, era uma necessidade, com o tempo se tornou uma habilidade e o homem aprendeu a ser mais eficiente trabalhando em equipe.
"O homem é um animal social", que significa essa frase de Aristóteles? Significa dizer que pessoa alguma pode viver isoladamente. Os homens têm que viver em contato uns com os outros, isto é, em interação social.
Nosso corpo depende de oxigênio para sobreviver. Essa é a justificativa pela qual somos considerados seres aeróbios, diferentemente de fungos e algumas bactérias.
O significado mais aceito para o que Aristóteles quis dizer é que o homem não pode deixar de viver em sociedade. Sendo assim, é possível inferir que o homem é um animal social.