São sensores cujos elementos de emissão e recepção estão justapostos no mesmo conjunto óptico. Os raios emitidos pelo transmissor refletem na superfície do objeto detectado e retornam ao elemento receptor.
Resumidamente, os sensores ópticos funcionam a partir da emissão e recepção de um feixe de luz. É fato que cada objeto se comporta de uma maneira quando recebe luz, o sensor óptico utiliza esta característica para detectar substâncias e materiais.
É um sistema formado pelo dispositivo emissor de luz e dispositivo receptor montados no mesmo conjunto, neste caso o feixe de luz emitido é refletido em uma superfície refletora e retorna ao ponto de origem atingindo o dispositivo receptor que está ao lado do dispositivo emissor.
O princípio de funcionamento geral de um sensor óptico, consiste na colocação de emissores e receptores de luz. ... Os sensores são ditos passivos quando estes possuem apenas receptores, ou seja, eles não emitem ondas infravermelhas, apenas detectam a movimentação destas nas suas áreas de atuação.
O funcionamento dos sensores ópticos baseia-se na emissão de um feixe de luz, o qual é recebido por um elemento foto-sensível. Basicamente são divididos em três tipos distintos: sistema por barreira, difusão e reflexão.
Sensores ópticos retrorreflexivos fazem parte da categoria de sensores do tipo fotocélula, que funcionam através da emissão e da recepção do sinal de luz. ... Sensor difuso: neste tipo de sensor, o componente emissor da luz e o componente receptor da luz se encontram em um mesmo corpo (carcaça).
Os sensores de barreira são equipamentos eletrônicos que detectam movimentos e funcionam por meio da emissão de luz infravermelha. Ele conta com um transmissor e um receptor de sinais de luz invisíveis a olho nu. Assim, quando alguém ultrapassa a linha, um alarme é acionado instantaneamente.
O que é um sensor óptico retrorreflexivo O sensor óptico retrorreflexivo detecta a presença de objetos, independentemente da superfície, cor ou material dos mesmos. Mas, além dessa funcionalidade, presente nos outros sensores ópticos, o retrorreflexivo conta, ainda, com um filtro polarizado.
Existem infinitos tipos de aplicação dos sensores fotoelétricos ou ópticos, por exemplo: Detecção de qualquer tipo de substância ou material, cor, distância, contraste, transparência, marca, etc.
O sensor infravermelho passivo é utilizado para detecção de intrusão através da verificação da variação de temperatura do ambiente. Ele oferece a precisa detecção dentro de um ambiente definido fazendo acionar o alarme.