O conhecimento sistematizado é aquele que parte de uma organização para a construção da ideia, ou seja, as ideias estão ordenadas a partir de fatos e embasamento.
A escola tem como função a socialização do saber sistematizado, ou seja, do conhecimento elaborado e da cultura erudita. A família tem como um dos seus papéis a socialização da criança, contribuindo com a escola, porém cada qual com suas especificidades e suas complementariedades (OLIVEIRA, 2010).
Segundo o autor, a educação é concebida como "produção do saber", pois o homem é capaz de elaborar ideias, possíveis atitudes e uma diversidade de conceitos. O saber popular seria o ponto de partida e o saber científico o ponto de chegada. ...
Destacamos, portanto, que um currículo, a partir da pedagogia histórico-crítica, está radicalmente pautado numa compreensão materialista histórica e dialética do mundo e das coisas, deste modo, compreende que as ideias, portanto, a formação da consciência, são reflexos da realidade e não o contrário.
QUESTÃO 5 O que se entende por ? buscar o saber sistematizado pertinente às necessidades?? a ) Buscar os conteúdos científicos que possam colaborar para a reflexão e a criação de hipóteses diferenciadas sobre as necessidades vividas pelos alunos.
"A pandemia reforçou a necessidade da participação da família no acompanhamento da vida escolar dos filhos, principalmente porque, agora, a educação está dentro de suas casas. ... As escolas precisam incentivar a participação da família para que, juntos, decidam o que pode ser melhor para a o próximo ano."
Saviani e a especificidade da Educação Escolar Levando-se em conta que a sociedade coloca a exigência do domínio de deteminado tipo de conhecimento, o conhecimento sistematizado, a tarefa da educação será a de viabilizar o acesso a esse bem cultural que "integra o conjunto dos meios de produção" (SAVIANI, 2003, p.
A concepção de currículo na obra de Dermeval Saviani indica possibilidades reais para se pensar o currículo, visando o desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica como uma concepção de formação humana na perspectiva da transição do capitalismo para o socialismo e, deste, para o comunismo.
A pedagogia histórico-crítica compreende que a escola é determinada socialmente e que a sociedade, fundada no modo de produção capitalista, é dividida em classes com interesses opostos, portanto, a escola sofre a determinação do conflito de interesses que caracteriza a sociedade.