O repertório sociocultural consiste na utilização de conceitos, de conhecimentos de outros campos, como por exemplo: História, Filosofia, Educação, Economia, Cultura, etc.. Esses conhecimentos vão aparecer como fundamentação das nossas ideias, nós vamos usá-los para justificar aquilo de que estamos falando.
7 maneiras de aumentar seu repertório sociocultural
O que é repertório sociocultural e como melhorá-lo na sua redação...
Repertório sociocultural é o conjunto de conhecimentos, referências e visão de mundo obtidos pelo indivíduo ao longo da vida, por meio de experiências individuais. Isso envolve diferentes áreas do saber, como história, filosofia, sociologia, política, economia, saúde, cultura, meio ambiente, entre outros.
Como conseguir repertório no dia a dia
O repertório sociocultural nada mais é do que seus conhecimentos, referências e visão de mundo obtidos por meio de diversos campos do conhecimento e experiências de vida. Esses conhecimentos não precisam ser, necessariamente, aprofundados.
O resgate histórico é uma das melhores formas de fazer a introdução, pois dá conta de contextualizar o assunto e ainda te ajuda a demonstrar repertório. Para fazer uma introdução assim, destaque pontos da história em que houve a situação abordada no tema. Tome cuidado, sempre, para não fugir do tema.
Aquele repertório precisa ter uma função clara no texto. E, segundo o professor, precisa ser algo objetivo. "Ele não pode ser o cerne da argumentação, mas um instrumento em prol da contextualização". Com isso em mente, não se esqueça também de dar os créditos de maneira correta.
Como colocar repertório na sua redação?
Tipos de repertório Essa informação acaba causando confusão na cabeça dos alunos, já que existem repertórios históricos, filosóficos, literários, geográficos, matemáticos, cinematográficos, culturais e etc.