Estrelas: Produtos que ficam no quadrante superior esquerdo, com alta participação em um mercado de rápido crescimento, o que significa ter que gastar muito para se defender dos concorrentes. ... Geralmente são o fim do ciclo de vida de um produto, com baixa participação e crescimento.
A Matriz BCG, desenvolvida por Bruce Henderson e sua equipe, tem como objetivo administrar o portfólio de produtos ou serviços de uma empresa baseado no seu desempenho no mercado e seu ciclo de vida. Ela permite analisar e classificar os produtos da empresa e priorizar e gerenciar os esforços dedicados a cada um deles.
Estrelas: são produtos que geram muito lucro, mas, ao contrário das vacas leiteiras, exigem consideráveis investimentos para que alcancem esta boa performance de vendas. Pontos de interrogação: estes produtos ainda não geram grande receita, mesmo com alto investimento em marketing e vendas.
Vaca leiteira: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas tem estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos.
Produtos classificados como estrela são muito caros de se manter, pois têm muitos concorrentes em um mercado em crescimento. Faça o possível para manter sua participação para poder colher os lucros agora e quando o mercado for menos competitivo.
A extensão de linha de produtos ocorre quando a fabricante decide ampliar seu sortimento de produtos a partir de um item existente. Normalmente, cujas vendas já são bem sucedidas.
Já a matriz BCG é voltada à classificação de produtos de acordo com a participação e taxa de crescimento no mercado. ... Por exemplo, a análise SWOT pode revelar quais pontos fracos precisam ser melhorados na gestão de pessoas, ou as principais oportunidades do mercado para a área de vendas.
A aplicação prática da Matriz BCG se dá através de um plano cartesiano. Neste gráfico, é dividido dois blocos para duas análises separadas. Um dos blocos corresponde à taxa de crescimento do produto no mercado. O segundo se refere à participação do produto no mercado.
A matriz BCG pode ser aplicada a fim de identificar oportunidades, reciclar o ciclo de vida de um produto e fazer sua empresa crescer! Também conhecida como Matriz de Participação, pode-se dizer que esse é um método de estudo. Com ela, entendemos a carteira de negócios.
MATRIZ BCG: ESTRUTURA. A metodologia consiste praticamente em um plano cartesiano. De acordo com o modelo, são 4 quadrantes que avaliam a participação e o crescimento do mercado em alto ou baixo. Cada desenho (estrela, ponto de interrogação, vaca leiteira e abacaxi) representa um estágio no ciclo de vida dos produtos.