Alimentos orgânicos e de base agroecológica, segundo o Guia alimentar para a população brasileira (2014), são alimentos de origem vegetal ou animal oriundos de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzem alimentos livres de contaminantes, protegem a biodiversidade, contribuem para a ...
A Agroecologia proporciona, então, as bases científicas para apoiar o processo de transição para uma agricultura sustentável nas suas diversas manifestações e/ou denominações....HiperbólicaHipertextoAgricultura orgânicaLinksEmbrapa Meio Ambiente
A agroecologia propõe restaurar as paisagens que circundam as propriedades rurais, o que enriquece a matriz ecológica e seus serviços, como controle natural de pragas, conservação do solo e da água, etc., mas também cria "quebra-fogos ecológicos" que podem ajudar a impedir que patógenos escapem de seus habitats.
A Agroecologia engloba modernas ramificações e especializações, como a: agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, os sistemas agro-florestais, etc.
A agroecologia pode ser comparada com uma "imitação da natureza". O diferencial em relação à produção orgânica é principalmente o manejo. Assim, a diversidade em uma plantação é similar de uma área sem ação humana. ... A agroecologia envolve questões além de produção e consumo.
São agricultores que não têm certificação orgânica, mas que produzem comida sem veneno e com práticas que se encaixam nos ciclos naturais, por exemplo: solo coberto com matéria orgânica, como no chão de uma floresta; controle natural de insetos; adubação com compostagem, esterco, ou verde, com espécies que fixam ...
Gliessman (2005) divide em três os níveis fundamentais para a transição do modelo convencional para o agroecológico, sendo eles, racionalização, substituição e redesenho.
De acordo com Altieri (2012), quanto maior o nível de transição agroecológica, maior deve ser o grau de sustentabilidade do agroecossistema. Os valores atribuídos aos níveis foram: 0 a 31 – Nível 1; 32 a 62 – Nível 2; e 63 a 93 correspondente ao nível 3.
A agroecologia é uma forma de conhecimento que pretende superar os danos causados à biodiversidade e à sociedade como um todo pela prática da monocultura, do emprego dos transgênicos, dos fertilizantes industriais e dos agrotóxicos, sendo uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável.
"A agroecologia é uma ciência que orienta a adoção de tecnologias e práticas em sistemas de produção, procurando imitar os processos como ocorrem na natureza, evitando romper o equilíbrio ecológico que dá a estabilidade aos ecossistemas naturais.