O direito de asilo (também conhecido como asilo político) é uma antiga instituição jurídica segundo a qual uma pessoa perseguida por suas opiniões políticas, situação racial ou sexual, ou convicções religiosas no seu país de origem pode ser protegida por outra autoridade soberana (quer a Igreja, como no caso dos ...
Toda pessoa tem o direito de buscar e receber asilo em território estrangeiro, em caso de perseguição por delitos políticos ou comuns conexos com delitos políticos e de acordo com a legislação de cada Estado e com as convenções internacionais.
Todo Estado tem o direito de conceder asilo, mas não se acha obrigado a concedê-lo, nem a declarar por que o nega. ... O fato de não estar o governo do Estado territorial reconhecido pelo Estado asilante não impedirá a observância desta Convenção e nenhum ato executado em virtude da mesma implicará o reconhecimento.
É possível solicitar asilo seja qual for sua situação quanto ao direito de residência, em situação regular ou irregular. O fato de ter entrado na França irregularmente não é um obstáculo para o registro de seu pedido de asilo.
As pessoas que tenham a intenção de pedir asilo em Portugal, devem apresentar-sejunto das autoridades ou do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - Divisão de Refugiados (SEF/DR) no prazo de 8 dias, a partir do momento de chegada.
O asilo diplomático pode ser concedido enquanto a pessoa ainda estiver em seu país, ao se dirigir a uma Embaixada ou Consulado do país para o qual deseja solicitar o asilo. Se aceito, o asilado "habita" a Embaixada ou Consulado de outro país, ficando assim protegido de qualquer perseguição.
Características do asilo político: Entidade jurídica regional. É provocado pela perseguição por crimes políticos de caráter individual. A perseguição deve ser efetiva e provada. ... É um ato soberano do Estado cuja decisão política não depende de nenhum organismo internacional.
O asilo político, como já exposto, é um direito protetivo da pessoa humana, mas também é um direito do Estado de conceder ou não por meio de ato discricionário. ... ARTIGO II: Todo Estado tem o direito de conceder asilo, mas não se acha obrigado a concedê-lo, nem a declarar por que o nega."
Em sua definição, non-refoulement é um conceito que proíbe os Estados de devolverem um refugiado ou solicitante de refúgio para os territórios em que sua vida ou liberdade, bem como seus demais direitos fundamentais, estejam sob a ameaça de violação por questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a ...