Como a duração esperada de uma gravidez costuma ser de 40 semanas, o termo gestacional é o período entre a 37a e a 42a semana de gestação. Já a gestação pré-termo é aquela que antecede o termo gestacional, ou seja, compreende o período entre a DUM e o final da 36a semana de gestação.
Parto a termo são aqueles que passaram de 37 semanas de gestação. No caso dos partos prematuros, ou seja, até o fim da 36º semana, a carência máxima que pode ser aplicada é de 180 dias.
Consigo fazer o parto pelo plano de saúde? Essa é uma dúvida muito comum de pessoas que ligam nas corretoras para saber como funciona o parto pelos planos de saúde. Os planos de saúde cobrem sim o parto, mas existe uma carência de 300 dias para parto.
A alteração que teve segundo American College of Obstetricians and gynecologists and the Society for Maternal-Fetal (2013) é que a gestação a termo não é considerada a partir de 38 semanas, mas sim a partir de 39 semanas (8).
Macrossomia é definida como o peso ao nascimento maior que 4.000 g, independentemente da idade gestacional e de variáveis demográficas1, e os recém-nascidos são classificados como grandes para a idade gestacional (GIG) quando têm o peso acima do percentil 90, em curvas adequadas para sexo e população2.
A melhor situação é a contratação de um plano de saúde com uma certa antecedência da previsão do parto, considerando a possibilidade de exigência de carência de 300 dias para parto. Portanto, o ideal é a contratação com antecedência de 10 meses e, após a contratação, esperar 2 meses para engravidar.
É possível quebrar a carência para parto se houver qualquer situação de urgência ou emergência com a mãe ou com o bebê que justifique a antecipação do parto. Neste caso a carência será imediatamente reduzida.
Assim como a maioria dos planos de saúde, o plano de saúde Amil cobre parto sim e, além de cobrir o parto ele ainda oferece uma série de serviços e possibilidades para gestantes. No entanto, é preciso contar com a cobertura de obstetrícia e parto para ter acesso a esses serviços sem custos adicionais.
Para fazer uso desse serviço, a gestante precisa ter um plano Ambulatorial Hospitalar com Obstetrícia e seu médico pessoal solicitar, por escrito, atendimento de consultas de pré-natal e puerpério. Ela terá direito à cobertura obrigatória de até 6 consultas de pré-natal e até 2 consultas de puerpério.
É parto pretermo (PPT) o ocorrido antes de 37 semanas de gestação (259 dias). Concomitantemente, é recém-nascido de baixo-peso aquele com peso inferior a 2.500 g.