O que é a Igreja Ortodoxa: Os cristãos ortodoxos, por força da denominação, são os que professam toda a doutrina da fé cristã de acordo com o magistério da Igreja. ... A Igreja Ortodoxa se vê como a verdadeira igreja criada por Jesus Cristo, além de não reconhecerem o Papa como autoridade.
Os ortodoxos são os seguidores da Igreja Ortodoxa, uma Igreja cristã com aproximadamente dois mil anos. Também conhecida como Igreja Católica Apostólica Ortodoxa ou Igreja Cristã Ortodoxa, este grupo enxerga-se como a verdadeira Igreja instituída por Jesus Cristo.
A Igreja Católica Romana acredita na primazia papal. Já os ortodoxos, apesar de reconhecerem o papa como o Bispo de Roma e o primeiro da cristandade, rejeitam sua supremacia no governo da igreja e sua infalibilidade em assuntos de moral e fé. ... Ambas são consideradas a mesma igreja, mas possuem líderes diferentes.
O chefe espiritual das Igrejas Ortodoxas é o Patriarca de Constantinopla, embora este seja um título mais honorífico, uma vez que os patriarcas de cada uma dessas igrejas são independentes.
Na Igreja Ortodoxa, um homem precisa primeiro ter se casado ou ter sido tonsurado monge antes de ser elegível à ordenação. Porém, quando a esposa de um padre casado morre, não é incomum que ele se torne um monge, uma vez que Igreja proíbe um segundo casamento após a ordenação.
O chefe espiritual das Igrejas Ortodoxas é o Patriarca de Constantinopla, embora seja um título meramente honorífico, já que cada uma dessas Igrejas são independentes. A maioria usa o rito bizantino. Existem muitas diferenças entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa.
O Cisma do Oriente levou o mundo cristão a se dividir, em 1054, entre os ortodoxos e os católicos. ... O Cisma foi o resultado de um constante distanciamento entre as práticas cristãs efetuadas pelas duas vertentes do catolicismo, além de representar uma disputa pelo poder político e econômico na região mediterrânica.
O Conselho Mundial de Igrejas dá a seguinte lista das seis Igrejas ortodoxas orientais:
O atual (118º) papa é Tawadros II de Alexandria, nascido em 1952.