Padrão primário: é um composto altamente purificado que serve como material de referência em métodos titulométricos ou de massa. Padrão secundário: é um composto cuja pureza pode ser estabelecida por análise química e que serve como material de referência para os métodos titulométricos de análise.
Padrões Primários ou Secundários ou simplesmente Padrões de referência são substâncias preparadas para uso como padrão onde uma ou mais de suas propriedades serão comparadas em um ensaio, identificação ou teste de pureza e deve ter uma qualidade apropriada para seu uso.
Em química, uma solução padrão (algumas vezes chamadas, dependendo da aplicação solução estoque) é um grande volume de um reagente comum, tal como o ácido clorídrico ou hidróxido de sódio, numa concentração padronizada.
Substância primária ou padrão primário é uma substância que deve atender alguns requisitos: 1) Grau de pureza superior a 99,95% (obtida normalmente por recristalização). 2) De fácil secagem (dessecação). 3) Estável tanto em solução como no estado sólido.
PADRÃO SECUNDÁRIO É composto com alto grau de pureza que serve como referência na titulação. É um composto cuja pureza pode ser estabelecida por análise química e que serve como referência na titulação.
Os requisitos para ser uma substância de padrão primário são: alta pureza, deve ser bastante solúvel, baixo custo, possuir a estequiometria definida, massa molar grande, possuir estabilidade, fácil obtenção, dessecação e conservação. É necessário seca-lo antes da utilização para preservação no estado de pureza.
É a solução que será usada para comparação das concentrações. É composto com alto grau de pureza que serve como referência na titulação. É um composto cuja pureza pode ser estabelecida por análise química e que serve como referência na titulação.
Requisitos para um padrão primário: 1 Alta pureza (99,9% m/m ou superior) 2 Fácil obtenção, dessecação e conservação. 3 Estabilidade à atmosfera 4 Não deve ser higroscópico. 5 Deve ser bastante solúvel.
O erro da titulação pode ser estimado através da titulação em BRANCO. BRANCO: é uma matriz com quantidades imensuráveis ou negligenciáveis do componente de interesse. Causam mudança de cor próximo ao ponto de equivalência. Respondem a certas propriedades da solução que muda de características durante a titulação.
Retrotitulação: uma titulação consiste na determinação da quantidade de uma espécie química (substância ou íon) em solução, medindo-se a quantidade de um reagente (de concentração conhecida) necessária para reagir completamente com toda a espécie.