adjetivo [Religião] Diz-se da pessoa que, segundo o Antigo Testamento, se consagrou a Deus por um período de tempo determinado, fazendo isso por voto.
A tradição não dá conta de que Sansão era um nazireu. Isto é, separado e consagrado para servir a Deus. Submetido a um voto, era vinculado a muitas proibições: não podia beber álcool, tocar um corpo morto e cortar o cabelo. Sua força, assim, não derivava necessariamente de sua imensa cabeleira.
Quais eram as ordens Divinas para um jovem que fazia o voto de nazireado? R: Não beber vinho, bebida forte, comer coisa imunda, não tocar num morto e não cortar os cabelos. (L. 4) 6.
O objetivo do Senhor era separar um juiz para livrar a nação de Israel das mãos dos filisteus. Portanto, Sansão não poderia beber vinho nem qualquer bebida fermentada, não tocar em nada impuro e, sobretudo, não cortar os cabelos.
Significado de Nazireu substantivo masculino Hebreu que, por voto, não cortava cabelo, não bebia vinho, nem podia tocar cadáver. Etimologia (origem da palavra nazireu). Do grego nazeraîos, do hebraico nazir.
O voto de Nazireu.
Dalila amava Sansão, mas este amor era inferior ao que sentia pelo seu povo. ... Foi então que Dalila (não se sabe através de que artes) conseguiu saber o segredo da força de Sansão. Este disse-lhe que, se os seus cabelos fossem cortados, a sua força abandoná-lo-ia e ficaria fraco como uma criança.
O voto de nazireado (ou nazireato), foi institucionalizado e regulamentado na Torá no Livro de Números 6:1-21. Em virtude desta consagração, o nazireu devia abster-se de tomar certos alimentos e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres, além de não comer carne em muitas circunstâncias.
[ Religião ] Relativo a ou judeu asceta que consagra a sua vida a Deus. Feminino: naziréia .