O movimento oscilatório, também designado por movimento periódico, consiste num qualquer movimento de um sistema que se repete continuamente de um modo idêntico. O tempo T que leva a completar um ciclo de oscilação, ou de um movimento ondulatório, designa-se por período, o qual é o inverso da frequência.
Todo movimento que acontece em intervalos de tempo regulares, são chamados de movimentos periódicos ou movimento harmônico. O exemplo mais simples de movimento oscilatório que existe é o movimento do pêndulo simples. Podemos considerar o relógio de pêndulo como o exemplo clássico desse tipo de movimento.
Nos movimentos periódicos, o período (T) consiste no tempo necessário para um fenômeno periódico voltar a se repetir e a frequência (f) é o número de movimentos repetitivos realizados na unidade de tempo considerada. ... – T: período (s/min/h); – f: frequência (Hz/rpm/rph).
Da mesma forma que para o movimento periódico, o intervalo decorrido para que se complete um ciclo é chamado período do movimento (T) e o número de ciclos completos em uma unidade de tempo é a frequência de oscilação.
Movimento periódico é todo aquele que se repete identicamente em intervalos de tempo iguais. ... E os ponteiros de um relógio também realizam um movimento periódico. O ponteiro dos minutos por exemplo tem período de 1 hora, ou 60 minutos ou 3.600 segundos.
Podemos dizer, de forma simples e clara, que ocorre um movimento oscilatório quando o corpo executa movimentos de ida e volta em uma mesma posição. Alguns exemplos de movimentos oscilatórios: - Quando puxamos uma régua para trás e soltamos; ... - Os movimentos do pêndulo de um relógio.
Movimento periódico é todo aquele que se repete identicamente em intervalos de tempo iguais. ... E os ponteiros de um relógio também realizam um movimento periódico. O ponteiro dos minutos por exemplo tem período de 1 hora, ou 60 minutos ou 3.600 segundos. A frequência desse ponteiro pode ser 24 rotações por dia.
MATEMÁTICA, 1º Ano do Ensino Médio Chamamos de um fenômeno periódico aquele que se repete sempre após o mesmo intervalo de tempo. Um exemplo mais simples de um fenômeno periódico é o dia. O movimento do Sol, que aparece pela manhã e se põe no fim da tarde até novamente aparecer de novo, determina o que chamamos de dia.