Resumidamente, os medicamentos injetáveis são preparações estéreis livres de pirogênios, destinadas à administração parenteral (através de injeções). Saiba que: Pirogênios: são substâncias capazes de provocar febre quando injetados. Os pirogênios mais comuns são as endotoxinas — fragmentos de bactérias.
Suspensão injetável: embalagem contendo uma ampola de 1 mL e uma seringa descartável esterilizada. USO INTRAMUSCULAR, INTRA-ARTICULAR, PERIARTICULAR, INTRABÚRSICA, INTRADÉRMICA, INTRALESIONAL E EM TECIDOS MOLES.
Já a diluição tem como objetivo alterar a concentração de um medicamento já em estado líquido, seja esse uma solução, uma suspensão ou um pó reconstituído. Os diluentes usados geralmente são os mesmos.
Basicamente, existem quatro tipos de injeção: intradérmica, subcutânea, intravenosa e intramuscular.
Esse tipo de medicamento é, portanto, aquele que é aplicado na veia, na pele, no músculo e em outras partes do corpo. Dentre os injetáveis mais conhecidos estão a morfina, a benzilpenicilina benzatina e alguns anticoncepcionais.
Medicamentos injetáveis só devem ser preparados e administrados por profissionais qualificados. 2. Um medicamento só pode ser injetado se tiver sido preparado com técnica asséptica.
Após administração intra-articular de 0,5 mL a 2 mL de BetaTrinta® (dipropionato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona), ocorre alívio da dor, da sensibilidade e rigidez associadas à osteoartrite e à artrite reumatoide dentro de 2 a 4 horas.
BetaTrinta® (dipropionato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona) está indicado para o tratamento de doenças agudas e crônicas que respondem aos corticoides. A terapia hormonal com corticosteroide é coadjuvante e não substitui a terapêutica convencional.
Os resultados encontrados mostram que os principais antibióticos injetáveis por ordem de utilização foram ceftriaxona, utilizado por 128 pacientes (41,83%), cefalotina por 62 pacientes (20,26%), levofloxacino por 35 pacientes (11,44%), imipenem/cilastatina por 34 pacientes (11,11%) e vancomicina por 32 pacientes (10,46 ...
Somente a aplicação de injetáveis poderão ser ministradas pelo farmacêutico ou por profissional habilitado com autorização expressa do farmacêutico responsável técnico pela farmácia ou drogaria, preenchidas as exigências legais.