A volatilidade está ligada à facilidade que a substância tem de passar do estado líquido para o gasoso. ... A volatilidade está ligada à facilidade que a substância tem de passar do estado líquido para o gasoso, logo as substâncias que evaporam mais facilmente são substâncias mais voláteis. Um bom exemplo é o álcool.
Volátil é a rapidez com que um líquido evapora, logo todo líquido possui a característica da volatilidade , porém uns mais voláteis que os outros. Por exemplo: o Éter é bem mais volátil que a água, pois à temperatura ambiente o éter evapora e a água não.
Uma substância volátil é um produto químico que tem a propriedade de se evaporar em temperatura ambiente. Passam facilmente do estado líquido para o estado de vapor ou gasoso sem necessidade de aquecimento. Há produtos altamente voláteis como éter, álcool, acetona, entre outros.
éter Portanto, o éter é o composto mais volátil dos três. Se os recipientes estivessem fechados, os sistemas entrariam em equilíbrio dinâmico e o que apresentaria maior pressão de vapor seria o éter, enquanto que a água teria a menor pressão de vapor.
Os éteres são muito diversos, podendo ser gasosos, líquidos ou sólidos. São gasosos até três átomos de carbonos. São incolores e pouco solúveis em água. Por não possuírem ligações por pontes de hidrogênio, são bem mais voláteis que os alcoóis de mesma massa molecular.
Depois de deixar um tempo em repouso, notaremos que o volume deles estará diferente: o volume da água será o maior e o do éter será o menor, o que significa que o éter evaporou mais, seguido do álcool e, por último, a água. Portanto, o éter é o composto mais volátil dos três.