O executivo explicou que termo halal significa aquilo que é lícito, tudo o que é permitido aos muçulmanos, e não se refere somente ao alimentos, como também em hábitos do dia a dia, na rotina de trabalho.
O alimento permitido no Islã, de acordo com as regras de Deus escritas no Alcorão, é denominado Halal, que em árabe significa lícito, autorizado. Para que uma comida seja considerada Halal é necessário que siga determinadas regras de fabricação.
A palavra Halal ( حلال ) no idioma árabe significa permitido, autorizado, lícito, legal, dentro da lei, ou seja, está de acordo com as regras estabelecidas pela Lei Islâmica (Shariah) que rege os costumes e à vida diária dos muçulmanos.
Alimentos Halal são referentes a alimentos que os muçulmanos podem ou não comer e beber segundo a lei Islâmica da xaria. Este critério especifica como os alimentos podem ser consumidos e como devem ser preparados.
Os alimentos halal são produzidos de acordo com "aquilo que é permitido" segundo a religião muçulmana e inclui, além das proteínas, alimentos diversos, cosméticos, fármacos, turismo, entre outros.
São alimentos Haram (ilícitos): Qualquer animal que não tenha sido abatido através dos métodos considerados aceitáveis pelo Islã; Aves de rapina, como a águia; Frutos do Mar (exceto os vegetais, os peixes com escamas e os camarões);
Produtos de origem vegetal são considerados Halal, contanto que não tenham efeito alucinógeno e não causem intoxicação ou malefícios à saúde de quem os consome.
Procurei examinar o assunto, constatando que para os muçulmanos existe o halal, que representa permissão, dentro de regras determinadas, e o haram - ou haraam - que estabelece a proibição. ...
Após o abate, o esgotamento do sangue deve ser espontâneo e completo. ... Com a degola do sistema Halal, o fluxo de sangue que iria para o cérebro é interrompido imediatamente, causando a morte instantânea e eliminando, dessa forma, qualquer possibilidade de liberação de toxinas que contaminem a carne.
Rotulagem nos alimentos Halal e Kosher. O rótulo deve conter o nome do produto, número do SIF, nome e endereço do fabricante, do importador e do distribuidor, marca de fábrica, ingredientes, código numérico identificador de data, carimbo ou etiqueta para identificação Halal e país de origem.