Significado de Hábito substantivo masculino Ação que se repete com frequência e regularidade; mania. Comportamento que alguém aprende e repete frequentemente: tinha péssimos hábitos. Maneira de se comportar; modo regular e usual de ser, de sentir ou de realizar algo; costume: hábitos severos.
É um comportamento aprendido, bom ou ruim, que mantemos de forma automática, sem pensar nele. É impossível viver sem hábitos. Eles facilitam nosso dia a dia e liberam nossa mente para que possamos aprender coisas novas. Poupam nossos neurônios de trabalhar para atividades simples, como lavar as mãos.
Segundo os psicólogos, dentro da Teoria Cognitiva Comportamental, nós somos feitos de nossos comportamentos e hábitos, e estes formam as nossas crenças e valores pessoais. Por isso, mudar um comportamento ou hábito é também mudar a própria personalidade!
As duas formas – habito e hábito – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. Habito, não acentuado, é a primeira pessoa do singular do presente indicativo do verbo habitar.
Os hábitos surgem a partir da repetição de ações no dia-a-dia, servem para poupar o cérebro das tomadas de decisões corriqueiras, ou seja, agir de maneira mais automática e assim pensar menos. Com isso, temos mais liberdade para pensar em coisas complexas sem sobrecarregar nossa cabeça.
Bons hábitos alimentares são aqueles que trazem benefícios à nossa saúde física e mental, bem como contribuem para nosso bem-estar. Cada alimento possui sua quantidade nutritiva que pode ser alta ou baixa. Assim, um bom hábito alimentar é a troca de alimentos pouco nutritivos para alimentos com alto teor nutritivo.
Veja 12 exemplos de hábitos saudáveis
Quando pensamos em maus hábitos, geralmente nos referimos a fumar ou comer junk food, mas alguns deles muitos de nós temos e nem sequer percebemos que são ruins para o nosso corpo ou incomodam as pessoas ao nosso redor.
Mudanças de hábito são quebras de paradigma, de modelos mentais, uma sacudida na rotina em busca de resultados diferentes daquilo que a vida nos vem apresentando. Acontece que mudar um hábito, ou alguns, não precisa se dar por meio da radicalização nem envolver todos os aspectos da existência.
Hábito ratificado pela prática histórica, passado que indica respeito, ato contínuo validado por uma transmissão cultural. Exemplo de uso da palavra Tradição: Aquele costume era uma tradição.