O Grupo Homogêneo de Exposição é um instrumento utilizado para facilitar o mapeamento dos riscos no ambiente de trabalho. O GHE é usado para mapear os riscos dos ambientes físicos da empresa onde os trabalhadores exercem atividades semelhantes.
O Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) aparece no anexo 13-A da NR 15 e, também, na NR 22. Ele é obtido na elaboração do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), na etapa de caracterização básica da unidade.
5.5 Grupo de exposição similar (GES) Grupo de trabalhadores que experimentam situações de exposição semelhantes, de forma que o resultado fornecido pela avaliação da exposição de qualquer trabalhador desse grupo seja representativo da exposição dos demais trabalhadores.
O GHE (Grupos Homogêneos de Exposição) é uma excelente forma de organizar a gestão de segurança e saúde do trabalho na empresa. É a forma mais prática de mapear os riscos a que estão expostos os trabalhadores do mesmo grupo de exposição.
O Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) é o agrupamento dos trabalhadores em uma empresa que têm perfis de exposição similares. Um GHE corresponde a um grupo de trabalhadores que estão sujeitos a condições com idênticas probabilidades de exposição a um determinado agente de risco.
Grupo heterogêneo é um termo que se refere a um grupo ou equipe de profissionais composto por pessoas com conhecimentos e experiências diferentes.
Entendendo o conceito de GHE podemos definir o conceito de Exposto de Maior Risco, como o trabalhador de um grupo homogêneo de exposição (GHE) que é julgado como possuidor da maior exposição relativa em seu grupo.
A Ordem de Serviço de Segurança (OSS) do trabalho é um documento obrigatório da área de Segurança e Saúde do Trabalho emitido pelo empregador, cujo objetivo é instruir os empregados, …, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais, conforme Art.
Os termos GHE (Grupo Homogêneo de Exposição), GES (Grupo de Exposição Similar) ou ainda GSER (Grupo Similar de Exposição ao Risco) podem ser considerados sinônimos e são muito utilizados na Higiene Ocupacional, sendo uma importante ferramenta para o Higienista, sobretudo na etapa de avaliação de riscos.