1. Qualquer substância que tem a capacidade de fluir como os líquidos ou os gases.
Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. Um subconjunto das fases da matéria, os fluidos incluem os líquidos, os gases, os plasmas e, de certa maneira, os sólidos plásticos.
O que é um fluido real? Ao contrário de um fluido ideal, os fluidos reais apresentam forças de atração entre si. Essa característica permite que as moléculas do fluido real mantenham-se juntas uma das outras.
Fluido Ideal é o modelo em que o fluido dentro de um recipiente é considerado como sendo contínuo, homogêneo, incompressível e com viscosidade nula. ... Então, viscosidade nula significa capacidade de fluir mesmo que a diferença de pressão seja muito muito pequena.
A massa específica de um fluido diz respeito à quantidade de matéria contida em um certo volume. Pode ser calculada por meio da massa do fluido dividida pelo volume ocupado por ele.
Fluidos são substâncias capazes de escoar e que se deformam com facilidade. Incluem os líquidos, os gases e até mesmo o plasma. Fluidos ideais não oferecem qualquer resistência à aplicação de forças, ao ponto de assumirem o mesmo formato do recipiente em que são confinados.
Um fluido ideal tem pelo menos as seguintes características: Escoamento Laminar - A velocidade do fluido em qualquer ponto fixo não muda com o tempo. Escoamento incompressível, densidade é constante. Escoamento não viscoso.
Os fluidos são definidos como substâncias que apresentam capacidade de fluir ou escoar, por não poderem resistir a uma força que é paralela à sua superfície (tensão de cisalhamento), e sempre assumem o formato do recipiente onde são confinados.