De acordo com a Anvisa, o medicamento fitoterápico é um remédio produzido a partir de vegetais ou plantas medicinais com alguma ação terapêutica. Eles também são caracterizados por dispor de um conjunto de princípios ativos que são conseguidos a partir de partes de plantas, como raízes, folhas e sementes.
A fitoterapia tem se tornado cada vez mais popular entre os povos de todo o mundo. Há inúmeros medicamentos no mercado que utilizam em seus rótulos o termo "produto natural". Produtos à base de ginseng, carqueja, guaraná, confrei, ginko biloba, espinheira santa e sene são apenas alguns exemplos.
Fitoterapia (do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal) é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Na China, surgiu por volta de 3000 a.C. quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.
A fitoterapia é considerada pela OMS uma prática da medicina tradicional (Simon, 2001).
Sendo assim, os benefícios da fitoterapia são referentes a melhora da saúde em geral e de doenças específicas, como, por exemplo:
São indicados, por exemplo, para uso ginecológico, tratamento de queimaduras, auxiliares terapêuticos de gastrite e úlcera, além de medicamentos com indicação para artrite e osteoartrite.
O que são remédios fitoterápicos? Esses medicamentos são obtidos através da utilização exclusiva de matérias-primas ativas vegetais. Na fitoterapia são utilizados os princípios ativos de algumas plantas medicinais para o tratamento ou a prevenção de enfermidades. Os ativos vegetais são retirados das plantas.
No Brasil os chás não são considerados fitoterápicos, são enquadrados como alimentos. Qual a vantagem de utilizar um fitoterápico ao invés da planta medicinal? O processo de fabricação do fitoterápico evita contaminação por microrganismos, agrotóxicos e substâncias estranhas.
(2002), a fitoterapia é algo bastante antigo, de épocas remotas, tem como referências desse conhecimento de uso de plantas há mais de sessenta mil anos, sendo considerado que as primeiras descobertas foram feitas por estudos em ruínas do Irã, já existiam farmacopéias que reuniam as ervas e suas indicações terapêuticas ...