Os fitatos são substancias orgânicas derivadas de ácidos fítico ou ácido hexafosfórico mioinositol, naturalmente presente nas plantas, que usam essa substância para armazenar fósforo durante o amadurecimento das sementes.
Os alimentos integrais (pães, aveia, arroz integral),os "Nuts" (castanhas, nozes, avelãs) e alguns grãos (soja, feijão) são alimentos ricos em fitato e se recomendados na quantidade adequada podem ter efeito benéfico em pacientes com cálculos renais que estão sob orientação médica e nutricional.
Além de deixar os alimentos de molho, você também pode recorrer ao cozimento em água para remover de vez os antinutrientes. Essa é uma boa dica, inclusive, para tirar as lectinas presentes na batata, berinjela, tomate e pimentão - assim, os vegetais ficam mais limpos e saudáveis.
O ácido fítico é um composto antinutriente presente nos vegetais que pode impedir ou dificultar a absorção de nutrientes essenciais pelo sistema digestivo. Ele está presente particularmente em grãos e legumes. Mas a boa notícia é que o ácido fítico pode ser quase completamente eliminado dos alimentos.
Por exemplo, a imersão de leguminosas em água reduz a quantidade de antinutrientes. O remolho de 12 horas reduz o teor de fitato das ervilhas em até 9% (Bishnoi et al., 1994), de lectinas em 38-50%, de taninos em 13-25% e inibidores de protease em 28-30% (Onwuka, 2006).
Fitatos: os anti-nutrientes O feijão possui um composto chamado fitato, que prejudica a absorção de nutrientes e causa prejuízos à nossa saúde. Quando ingeridos pelo nosso corpo, os fitatos formam uma macromolécula que rouba vitaminas, minerais e proteínas, que são nutrientes importantes.
6 alimentos que precisam ficar de molho antes do preparo
Fitato (ácido fítico): Encontrado principalmente em sementes, grãos e legumes, o fitato reduz a absorção de minerais de uma refeição, como ferro, zinco, magnésio e cálcio. Taninos: Classe de polifenóis antioxidantes que podem prejudicar a digestão de vários nutrientes.
Só precisa de uma vasilha ou panela, o grão desejado e água. Não é necessário o grão completamente germinado para eliminação do fitato, é preciso fazer apenas o processo inicial da germinação. Para isso basta deixá-los em água (1 xícara do grão escolhido para 3 de água) em temperatura ambiente, por 8 a 12 horas.
Deixar os legumes cobertos em água da noite para o dia pode reduzir o fitato, os inibidores de protease, as lecitinas e os taninos.