O estilo contemporâneo é novo e atual. Em termos de decoração, ele pode ser definido como o oposto do estilo clássico, que abusa de elementos decorativos e da opulência de objetos e materiais.
O estilo contemporâneo, não é um estilo definido! É um estilo que que considera tudo o que é mais atual, o mais recente e o que está sendo utilizado no momento. Assim é um termo para se referir a tendências do momento! Simplicidade, funcionalidade e aconchego, são as principais características que definem esse estilo.
Uma casa contemporânea possui linhas e formas simples em sua arquitetura, tanto na parte externa como no interior de seus ambientes. Os estilos que influenciam os modelos de casas contemporâneas são uma combinação entre o moderno, tecnológico e o minimalista, seja em sua construção ou decoração.
Arquitetura contemporânea compreende todos os estilos arquitetônicos vigentes depois do Modernismo, a partir da década de 80 e 90 do século XX. A arquitetura Pós-Moderna e Sustentável são alguns exemplos de estilos de arquitetura contemporâneos.
Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo "moderno" para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.
Todas as novidades e tendências que ocorrem dentro da sociedade poderão surgir representadas como efeito visual nestes trabalhos experimentais no campo do design. ... Com isso, pode-se dizer que o design contemporâneo busca criar produtos e projetos que expressem essa "nova" linguagem que é assimilada pela sociedade atual.
Com conceito minimalista, esse estilo é caracterizado por linhas retas, paredes e móveis brancos, uma paleta de cores neutras, luz natural e muita simplicidade. A composição dos ambientes é feita por elementos clássicos e elegantes, como a madeira, presente em sofás, mesas, camas, poltronas e armários.
As fachadas contemporâneas têm como principal característica linhas e formas simples, valorizando o que é novo, o que é moderno, com forte apelo ao minimalismo. As janelas das casas nesse estilo são grandes reforçando a ideia marcante da amplitude.
Podemos destacar as casas ou construções com formato irregular, incomum, pisos abertos, janelas em grandes dimensões e o apelo ao uso de materiais reutilizáveis.
Como o foco baseado mais na funcionalidade das obras, a arquitetura contemporânea promove a potencialização dos espaços abertos. Dessa forma, produz uma sensação de fluidez que valoriza a vida moderna, estimulando também uma percepção de liberdade.