* Estado mutatório – verbos ficar, virar, tornar-se, fazer-se. * Estado de continuidade – verbos continuar, permanecer.
Os verbos de ligação indicam um estado, modo, sentimento e apontam para uma caracterização. Ou seja, os verbos de ligação são pontes entre o sujeito e o predicativo (atribui característica ao sujeito).
Verbos de ligação são verbos que indicam um estado, ligando uma característica ao sujeito. Não indicam uma ação. São também chamados de verbos não nocionais ou verbos copulativos....Frases com verbos de ligação
Pela simples função de ligar uma qualidade ao sujeito da oração os verbos de ligação têm esse nome. O passarinho estava triste pela manhã. A ação de resplandecer liga-se ao sujeito "a lua" e não se atende a nenhum outro termo. Esse tipo de verbo é classificado como intransitivo.
O aspecto durativo indica que a ação é contínua, não sendo momentânea. Ocorre de forma duradoura ou repetitiva: O funcionário está tentando sair do trabalho há uma hora.
O argumento que representa o sujeito desse verbo não é agente, nem causativo, nem paciente. Esses verbos são chamados estativos. Exemplos: verbos permanecer, ter, amar etc. ... No sentido de bom gosto, indicando hábito/costume, o verbo vestir-se corresponde a verbo de estado.
têm a função de ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.
Existem vários tipos de verbos de ligação: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, tornar-se, virar (no sentido de "tornar-se"), andar (não no sentido de "caminhar" e sim no sentido de "por", "encontrar-se"; por exemplo, "João anda meio triste ultimamente"), ficar, encontrar-se, viver, etc.
Chovia vem do verbo chover.
Verbos significativos ou verbos de ação são verbos que indicam uma ação. Também podem ser chamados de verbos nocionais ou verbos plenos....Exemplos de verbos de ligação: