Todo átomo possui o mesmo número de prótons e de elétrons; portanto, todo átomo é eletricamente neutro. ... Nesse caso, ou quando não há fornecimento de energia e os elétrons se mantêm naturalmente num estado de mínima energia possível, dizemos que o átomo se encontra no estado fundamental.
O estado fundamental de um átomo é aquele onde todos os seus elétrons estão dispostos nos níveis mais baixos de energia que estão disponíveis. O estado fundamental também é conhecido como estado estacionário, e nesse estado o átomo possui os seus elétrons em um estado de mínima energia possível.
O átomo é a unidade básica da matéria, isto é, a menor parcela em que um elemento pode ser dividido sem perder suas propriedades químicas. Os átomos são formados por um núcleo composto por partículas de prótons e nêutrons e por elétrons que orbitam o núcleo, formando a eletrosfera.
Configuração eletrônica: descreve a estrutura eletrônica de um átomo com todos os orbitais ocupados e o número de elétrons que cada orbital contém. No estado fundamental de átomos com muitos elétrons, os elétrons ocupam orbitais atômicos de modo que a energia total do átomo seja a mínima possível.
Em geral, uma fonte de energia fornece energia aos átomos de modo que seus elétrons passam de um estado de energia fundamental a um excitado, de energia mais alta. Uma vez no estado excitado, os elétrons emitem luz e decaem para o estado de energia mais baixa, ficando prontos para ser excitados novamente.
Em mecânica quântica um estado fundamental, também chamado de estado estacionário, é aquele na qual a densidade de probabilidade não varia com o tempo. Uma partícula nunca tem energia igual à zero, pois assim ela teria uma velocidade e posição definida, contrariando o princípio da incerteza de Heisenberg.
A configuração eletrônica de um átomo é a representação do arranjo de elétrons distribuídos entre as conchas e sub-conchas orbitais. ... Os elétrons de valência, elétrons na camada mais externa, são o fator determinante para a química única do elemento.