O esporte de alta competitividade é o esporte-espetáculo de rendimento transformado em mercadoria. Desporto de rendimento é, pois, aquele que tem o âmago de sua atividade centrada na finalidade de obter resultados, o que equivale a dizer obter resultados provenientes dos mais altos rendimentos.
O atleta de alto rendimento tem como desafios manter a rotina de treinos e cuidados com o corpo, ter acesso a bons equipamentos, apoio para viagens e muitas outras questões. Tudo isso envolve um dos principais dilemas: a necessidade de recursos financeiros.
A mais dramática é a tensão crônica que acarreta lesões permanentes em desportistas de elite induzidos à competição extrema. Tal processo deteriora o fenótipo do atleta, afetando seus sistemas físicos, como o osteomuscular e sua saúde mental.
Caracteriza-se o esporte de alto rendimento como estruturado, orientado a uma tarefa e com demanda de comprometimento e esforço, sendo esse o nível que define o esporte profissional, bem como o ápice da carreira esportiva (Dimande, 2010).
Podemos afirmar que os esportes de alto rendimento ou de alta performance são aqueles cuja finalidade é de se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva. Seja qual for essa atividade esportiva pretendida, os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante similares.
Rendimento Esportivo
Resposta: Ser um atleta de alta performance é sinônimo de preparo e condicionamento físico acima de qualquer média, por isso estaria quase de mais dizer que o condicionamento físico é determinante para o sucesso ou fracasso de um atleta. Quanto mais você usar seus músculos, mais aptos eles estarão para sua modalidade.
O preparo do atleta para que ele se torne de alto rendimento passa primeiro por ele ter conhecimento profundo sobre a sua modalidade esportiva. Ele deve ter a compreensão da sua história, evolução e principais nomes.
Segunda ela, a baixa disponibilidade de energia, ou seja, uma alimentação que não forneça tudo o que o atleta precisa, pode resultar em perda indesejada de massa muscular, disfunção menstrual e distúrbios hormonais, além de aumentar o risco de fadiga, lesão e doença. A recuperação também é afetada.