O esfíncter é um músculo que controla a abertura e o fechamento de um determinado orifício. Entre os principais, destacamos o uretral e o anal, responsáveis pela eliminação da urina e das fezes.
O esfíncter é uma estrutura muscular que abre e fecha fazendo o controle da passagem de substâncias diversas. Há no corpo humano 43 esfíncteres, sendo que alguns deles são microscópicos. Os mais conhecidos são o o cárdico, o anal, o pilórico e o urinário.
Plural: esfíncteres ou esfincteres. Plural: esfíncteres ou esfincteres.
[ Medicina ] Relativo à normotonia ou ao estado normal de firmeza ou elasticidade de um órgão ou de um tecido (ex.: esfíncter normotónico ; musculatura normotónica ; útero normotónico ). Grafia no Brasil: normotônico.
A aquisição do controle das fezes e da urina (controle dos esfíncteres) relaciona-se não só com a maturação do sistema nervoso da criança, como também com o desenvolvimento de suas competências sociais.
Banho de assento com água quente por 10 a 20 minutos, algumas vezes por dia (principalmente após as evacuações intestinais para acalmar a área e ajudar a relaxar os músculos do esfíncter anal). Isso é utilizado para ajudar no processo de cura.
Caracterizamos um músculo normotônico quando, pela ativação do mecanismo do fuso muscular, o tônus muscular é reduzido por apenas poucos segundos e, em seguida, o músculo volta a opor resistência à pressão de teste do fisioterapeuta.
O que é o Tônus muscular: Sem o tônus muscular, os músculos estariam em total repouso (hipotônus), condição esta que dificultaria o seu movimento imediato. A perda do tônus muscular ocorre quando há uma lesão no nervo responsável por manter o músculo em semicontração.