Os equívocos de Crasso passaram à história através da expressão "erro crasso", que remete a uma falha grosseira de planejamento com consequências trágicas e fatais. Uma história emergiu mais tarde de que, para matar Crasso, os partas teriam derramado ouro derretido em sua boca, um símbolo de sua sede por dinheiro.
1 De consistência pastosa; consistente, denso, grosso. 2 Coberto de nuvens ou névoa; carregado, fechado, espesso: Neblina crassa. 3 fig Enorme, grande, grosseiro: Erro crasso. Ignorância crassa.
A origem de crasso, segundo os estudiosos, é simplesmente o adjetivo latino crassus, que a princípio queria dizer apenas "gordo, espesso" e que só adquiriu por figuração, ainda em latim, o sentido de "grosseiro, tosco, rude".
48 a.C. – César derrota o exército de Pompeu na Batalha de Farsalos, na Grécia. Pompeu foge para o Egito e é assassinado por traidores em Pelúsio.
Que se apresenta de modo denso; cerrado ou fechado. [Figurado] Que tende a ser grosseiro ou rude; rudimentar: engano crasso.
Que ocorre com frequência: 1 sólito, frequente, ordinário, comum, corriqueiro, regular, consuetudinário, costumário, habitual, normal, usual, vezeiro, comezinho, costumado, rotineiro, useiro. Que é habitual: 2 costumeiro.
Júlio César comandou a Gália, Crasso foi o líder da Síria, e Pompeu, da Península Ibérica. Os três integrantes do Triunvirato manteriam o equilíbrio de poderes.
A revolta da Terceira Guerra Servil ficara aniquilada por Crasso.