O sistema nervoso entérico é uma rede de neurônios que integram o sistema digestivo (trato gastrointestinal, pâncreas, e vesícula biliar).
Entérico: relativo ao intestino.
Revestimento entérico Se um medicamento administrado por via oral danificar o revestimento do estômago ou se decompor em seu meio ácido, o comprimido ou a cápsula podem ser revestidos com uma substância para evitar que se dissolvam antes de alcançarem o intestino delgado.
O suco entérico é uma substância produzida pelo intestino delgado e lançado pelas células do duodeno que contém várias enzimas que completam a digestão dos carboidratos, das proteínas e dos lipídios.
O sistema nervoso entérico é composto principalmente por células gliais, as células da glia entérica (CGE) e por neurônios entéricos. Estes tipos celulares fa- zem parte de uma complexa rede que controla a motilidade gastrointestinal, se- creção, absorção de nutrientes, o fluxo sanguíneo e processos inflamatórios.
Algumas das razões mais importantes para se proceder a um revestimento entérico são: proteger fármacos que se decomponham em meio ácido, tais como enzimas e alguns antibióticos; prevenir mal-estar gástrico e náuseas devido à irritação provocada pelo fármaco, como, por exemplo, o salicilato de sódio; administração de ...
O revestimento entérico é uma técnica utilizada para impedir que a cápsula se dissolva no estômago, fazendo com que os princípios ativos sejam liberados no intestino.
Cápsulas gastrorresistentes, também conhecidas como entéricas ou enterossolúveis, são preparações magistrais especiais desenvolvidas com um revestimento polimérico insolúvel em meio ácido com objetivos de mascarar sabor desagradável, proteger o ativo de fatores ambientais, proteger fármacos instáveis da ação dos ...
A função principal do suco entérico é finalizar a digestão de proteínas e glicídios. Secretado no intestino delgado, o suco pancreático é produzido pelo pâncreas. Esse suco é composto por bicarbonato de sódio, que modifica o pH do quimo, neutralizando sua acidez.
Os sucos digestivos são elaborados pelas glândulas digestivas, como as glândulas salivares, que produzem saliva, as glândulas estomacais, que produzem suco gástrico, o pâncreas, que produz suco pancreático, as glândulas intestinais, que produzem o suco intestinal ou entérico, e o fígado, que produz a bílis.