O conceito de funcionário empreendedor, ou intraempreendedor, se refere ao profissional que trabalha dentro de uma empresa e, nesse ambiente, está sempre atento a oportunidades. Ele encara a empresa como se fosse um dos sócios, mesmo sendo um colaborador.
Um trabalhador tem tempo e apoio para ganhar experiência profissional sem estar pressionado pela sobrevivência de uma empresa. Já o empreendedor tem de aprender tudo sozinho, com poucas orientações e com capital limitado que mantém a sua empresa viva, o que lhe condiciona o tempo disponível e o grau de sucesso.
— Perfil de empreendedor Pode-se dizer, de forma geral, que um profissional com perfil de empreendedor é uma pessoa de atitudes ousadas, com grande senso de iniciativa e disposição para correr riscos calculados.
Como tornar seus colaboradores empreendedores
Um colaborador que tem criatividade acaba adquirindo certa autonomia, o que o leva a ter uma postura empreendedora. Um perfil criativo sempre busca fazer algo diferente do que já tenha feito, soluções alternativas que quebram os padrões convencionais.
O perfil de empresário exige algumas habilidades que vão desde a postura de assumir riscos, a liderança e foco em resultados. Você, enquanto empresário, precisa dominar o seu mercado. Ao se tornar uma autoridade na área de atuação, deve ter o poder de persuasão aflorado, como ferramenta de negociação.
Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.
Os anos 90, período pós-ditadura e com a abertura econômica, também foram muito importantes para o país. Ocorreu a entrada de capital estrangeiro e o aumento da competitividade, e foi assim que a cultura empreendedora cresceu no Brasil.