Significado de Celetista substantivo masculino e feminino Funcionário cujos deveres e direitos estão previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); quem tem o vínculo empregatício regido pela CLT: a prefeitura mantém funcionários concursados e celetistas.
1. Celetário. Referente a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. O mesmo que Celetista.
Os servidores de caráter efetivo participam do regime estatutário, enquanto os servidores em comissão, participam do regime celetista. Além disso, os empregados públicos participam do regime celetista, ou seja, os profissionais das empresas públicas e empresas de economia mista não participam do regime estatutário.
Como dissemos no início do artigo, a cooperativa de trabalho é a união de um determinado grupo de profissionais autônomos que possuem em comum a vontade de prestar serviços à sociedade. Ao se cadastrar na cooperativa, o cooperado se torna sócio da mesma, participando de todas as decisões do grupo.
Significado de Selecionista substantivo masculino e feminino Partidário ou partidária da teoria de que a seleção natural é um fator fundamental da evolução.
Significado de Selecione Selecione vem do verbo selecionar. O mesmo que: escolha, apure, eleja, opte, prefira, selete, classifique, trie.
Conforme estabelecido pela Lei n° 8.112/90, o regime Estatutário é o elo jurídico que relaciona os servidores públicos da União e demais fundações da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal.
Sabemos que o regime estatutário é aplicado apenas aos servidores de órgãos, autarquias e fundações públicas. Mesmo as leis específicas cada Estado ou Município devem seguir essa regra. Agora, os funcionários aprovados em concursos para trabalhar em empresas públicas, são chamados de celetistas ou empregados públicos.
As verbas trabalhistas decorrentes do vínculo empregatício configurado são:
No âmbito das cooperativas, o trabalhador cooperado age como sócio, participando da administração da entidade, que visa proporcionar trabalho aos seus associados. Há uma relação de cooperação entre os integrantes, buscando um fim comum, não se caracterizando o vínculo empregatício.